Regras Básicas

Sem a pretensão de entrar nas minúcias do jogo, descrevemos abaixo, em linguagem bem simples, as regras básicas do tênis, um esporte que vem atraindo adeptos de todas as idades Brasil afora. J

Jogadores – o tênis pode ser jogado entre duas pessoas – jogo de simples – ou entre quatro pessoas – jogo de duplas. Em caso de duplas, os corredores laterais são anexados à área de jogo.
Set – é o nome dado à divisão de uma partida de tênis, composta por vários games.
Normalmente, um set se finaliza com 6 games vencidos por um dos lados, com diferença mínima de 2 games. Havendo empate em 5-5, o set continuará até um desempate em 7-5. Persistindo o empate até 6-6 é jogado o tie-breaker, vencido por quem fizer 7 pontos corridos primeiro. Uma partida profissional e em certos casos amadoras, é geralmente decidida em melhor de 3 sets. Os maiores torneios profissionais (Grand-Slams e Copa Davis) são decididos em melhor de 5 sets.
Game – etapa do set, definido a favor de quem completar 4 pontos primeiro, mantendo-se o mesmo sacador até seu final. Seis games de um mesmo jogador definem o set.
Você perde pontos quando – Sacar na rede ou fora da zona de saque do adversário, nas duas tentativas.- Deixar a bola quicar por duas vezes seguidas na sua metade da quadra.- Devolver a bola na rede.- Devolver a bola fora dos limites determinados pelas linhas da quadra adversária.
Você ganha pontos quando – Sua bola de saque ou golpe não for devolvida pelo adversário- O adversário cometer qualquer das falhas listadas no item anterior.
Tie-breaker – game de desempate ao final do set (empate em 6 games), onde cada saque bom vale 1 ponto. O primeiro jogador sacará no 1º, 4º e 5º pontos. O segundo sacará no 2º, 3º, 6º e 7º pontos e assim sucessivamente. Vence o game quem acumular 7 pontos primeiro. Empates em 6-6 no tie-breaker são decididos no “vai a dois”.
Vale lembrar: – A bola válida só poderá quicar uma vez a cada metade da quadra.- O toque da bola na raquete só é válido se, neste instante, o jogador estiver segurando a raquete. Contagem de pontos – um game é decidido em quatro pontos, na seguinte ordem: 1º ponto = 15 / 2º ponto = 30 / 3º ponto = 40 / 4º ponto = game. Empates em 40/40, chamados de Deuce (pronuncia-se “dússe”), serão decididos na base do “vai a dois”, ou seja, quando um dos jogadores fizer dois pontos seguidos.
Saque ou serviço – o sacador tem sempre duas chances para acertar seu serviço. O game se inicia com um saque da metade direita da quadra em direção à metade oposta, no sentido diagonal. Ele será considerado válido se o primeiro contato da bola for com a zona de saque do adversário. Caso a bola não atinja a zona de saque do adversário ou haja um contato da bola com a fita da rede antes de chegar à zona de saque, o jogador terá direito a uma segunda tentativa. Na seqüência do game, os saques se alternarão nos lados esquerdo e direito, na mesma metade da quadra. Pisar na linha no momento do saque é considerado falta – foot fault.

*Dica: Algumas experiências de mudança de regra estão sendo introduzidas pouco a pouco. Mantenha-se atualizado!

Agência de Marketing Digital bh Desenvolvido por 2CK Agência de Marketing Digital criacao de site bh criacao de loja virtual bh