7º Gênio Indomável

NOME COMPLETO: MARAT MIKHAYLOVICH SAFIN
NASCIMENTO: 27 DE JANEIRO DE 1980 EM MOSCOU,
RÚSSIA
ALTURA: 1,93M
PESO: 88 KG
DESTRO (BACKHAND DE DUAS MÃOS) 
ANO EM QUE SE PROFISSIONALIZOU: 1997
TÍTULOS NA CARREIRA: 15
PREMIAÇÃO NA CARREIRA (ATÉ 2010): US$14,373,291

TÍTULOS DESDE 2001 ATÉ 2010:
7 (1 GRAND SLAM E 3 MASTERS 1000)

O QUE APRENDER COM SAFIN?

- Se esti ver em um dia inspirado, jogue no limite. Não tenha medo de errar, pois, o máximo que vai acontecer é: errar;

- Construa golpes fortes e sólidos do fundo de quadra. Assim que os tiver, não tenha receio de atacar bolas mais curtas dos oponentes;

- Jogue por prazer. Seu compromisso é apenas consigo mesmo e não com os outros. Então, faça o que tiver que fazer;

- Quando enfrentar um oponente com golpes nitidamente mais fracos, não tenha vergonha de o derrotá-lo usando a força;

- Se o seu forte é a potência dos golpes, jamais se intimide com o ritmo de uma troca de bolas. Aliás, dite você o ritmo de cada ponto;

- Ataque, sempre.

UM ETERNO ROMÂNTICO. ESSE É MARAT SAFIN. O RUSSO, nascido em Moscou e criado em Valência, na Espanha, viveu seus 13 anos de carreira no ritmo de Monte Carlo, onde reside. Galã e “bon vivant”, o tênis foi apenas um de seus tantos amores na vida. Suas conquistas sempre foram seguidas de grandes festas e sua conduta extra-quadra foi alvo de alvoroço e polêmica, servindo de prato cheio para revistas de fofocas.

Assim era personalidade do russo. Safin fazia tudo a seu jeito, sem concessões, como um artista genial e genioso. No auge de sua forma e inspiração, foi sublime, colocando o mundo do tênis a seus pés. Em 2000, aos 20 anos, derrotou facilmente Pete Sampras no US Open, sendo consagrado, logo em seguida, número um do mundo.

Seus golpes de bases pesados e firmes estabeleceram um novo padrão no jogo de fundo de quadra. O russo jogava atacando, sempre. Batia reto, como se buscasse o winner a cada bola, como se fizesse questão, sempre, de viver no limite. Sempre à sua maneira. Recuar, jamais. Defender-se, somente com contragolpes fulminantes. A ordem era disparar potentes mísseis de direita e esquerda a cada bola.

Mas, como nem só de inspiração vivem os tenistas, as dificuldades crônicas de concentração e sua personalidade irascível transformaram grande parte de sua carreira em uma comédia de erros, uma coletânea de causos e raquetes quebradas (sua marca registrada). Carismático, Safin atraia os fãs tanto por seu estilo de jogo impetuoso e voraz, quanto por seu temperamento imprevisível e explosivo; ou ainda agradava as mulheres com sua beleza, sendo apontado como um dos mais bonitos do circuito.

Vivendo de momentos esporádicos em que seu físico e sua mente permitiram a seu talento aflorar, Safin conquistou ainda outros ótimos resultados. O principal deles foi título do Australian Open, em 2005, após derrotar Federer nas semifinais (massacrando-o com seus golpes) e impedir Hewitt de levantar o título diante de sua torcida. Nessa época ainda era apontado como um dos poucos que podia barrar Federer. Porém, a personalidade forte certamente o impediu de ir ainda mais longe e os dois títulos de Grand Slam não traduzem o quão grande ele foi para o tênis.

Agência de Marketing Digital bh Desenvolvido por 2CK Agência de Marketing Digital criacao de site bh criacao de loja virtual bh